Depressão e o Exercício
- natyfisio2015
- 17 de set.
- 2 min de leitura
17 de Setembro de 2025

Todo mundo sabe o que é e provavelmente conhece alguém ou já pode ter tido esse diagnóstico, porém, algumas pessoas julgam como se não fosse algo tão sério, complexo e multifatorial, portanto, iremos esmiuçar como se fosse algo novo e desconhecido.
Depressão
🔹️O que é? Transtorno de saúde mental que afeta o humor, os pensamentos e o comportamento.
🔹️Como manifesta? Pode ser um fator genético, biológico (desequilíbrio hormonal), ambiental (estresse, trauma) ou psicológico.
🔹️Sintomas? São diversos e variados, podendo trazer alterações no apetite (aumento ou perda), sono (insônia ou sono excessivo), fadiga, dificuldade de concentração, interação social (diminuição ou isolamento), pensamentos negativos (como morte ou suicídio).
🔹️Consequências? Causa uma tristeza profunda, a perda de interesse e prazer em realizar todo tipo de atividade e por isso interfere na vida diária de quem a possui.
Tá bom, agora que entendemos um pouco do que é a depressão, qual seria então sua relação com o exercício?

Bom, durante à prática do exercício físico, são liberados hormônios que melhoram o humor, a qualidade do sono, reduzem a inflamação e até aumentam a autoestima.
Já pensou como esses fatores podem auxiliar e trazer uma melhora significativa para os sintomas da depressão e consequentemente melhorar a vida de quem está em uma crise?
O problema maior é que essa *desmotivação* para realizar qualquer coisa (principalmente um exercício *chato, cansativo, pesado*), dão as mãos para a ansiedade, dificuldade em socializar e manter-se constante e tudo isso é visto como uma *preguiça* ou *a pessoa não quer e nem está tentando melhorar*.
Para resolver melhor essa parte, além da *força de vontade* se faz necessário o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Dessa forma é possível estabilizar o quadro e conseguir não só entrar em um exercício como ficar regular e colher os benefícios.
Abaixo deixo algumas dicas para facilitar a escolha do exercício físico:
1️⃣ Se tiver algum que você já fez e gostou esse é o certo;
2️⃣ Não pense no tempo de prática, calorias ou qualquer outra coisa (o importante é você realmente se sentir atraído ou ser o menos pior que você já fez [a probabilidade de você gostar no futuro é bem maior]);
3️⃣ Além do tipo de exercício, é importante você gostar do profissional que te ensina, acompanha (ou da companhia que você tiver) e se identificar com a forma que lhe é ensinado;
4️⃣ Por último, você deve se sentir bem/acolhido no ambiente.
Você conhece alguém que tem depressão? Encaminhe esse texto para quem você conhece que tem depressão e gostaria de começar a se exercitar e ajude essa pessoa a escolher melhor o exercício físico.
Obs. : Caso precise conversar: ligue 188, mande e-mail ou chat para (cvv.org.br);
Em casos de emergência ligue para o SAMU 192.
Você sabia disso?
Comente aqui embaixo, vamos conversar.
DRA. NATHÁLIA CASTRO
FISIOTERAPEUTA
CREFITO 4/ 240177- F
TELEFONE PARA CONTATO
📲 (31) 99525-6428
Email: estudiodepilatesnathaliacastro@gmail.com
SITE: www.nestudiodepilates.com
Instagram: @nestudiodepilates
O Estúdio de Pilates Nathália Castro fica localizado na Av. Governador Valadares, 583- Centro Betim/Mg. Venha conhecer o nosso espaço e aprender mais sobre você.



Comentários