GELO OU QUENTE: QUAL OPÇÃO DEVO ESCOLHER?
- natyfisio2015
- 12 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de fev.
Betim, 12 de Abril de 2023


Essa com certeza é uma dúvida que aparece com frequência entre meus clientes e amigos.
Bom, antes de tudo preciso dizer que os momentos adequados para um e para o outro são muito distintos e colocar invertido não gerará nenhuma lesão ou problema grande e sem volta, porém, será extremamente desconfortável, podendo aumentar a dor e retardar o processo inflamatório.
Então vamos lá, primeiro precisamos definir que o gelo é utilizado para resfriar o local, diminuindo a circulação sanguínea e evitando assim o inchaço da área. Ele é indicado imediatamente após o trauma (ex.: cair e bater o joelho, trombar em algum móvel da casa,...) ou no caso de atletas, após o treino para acalmar a musculatura.


Foto: 4
Já a bolsa quente, é utilizada para relaxar a musculatura, aumentar o fluxo sanguíneo no local. É indicado para dores de longa data (dores crônicas).
Outro ponto importante para ambos é o tempo que devemos deixar e a forma de colocar.
No caso do frio, se forem cubos de gelo dentro de uma sacola plástica ou a bolsa de gel, nunca deixar mais que 30 minutos para evitar as queimaduras. Se for o calor, ficar entre 15 à 20 minutos.
Nunca devemos colocar em contato direto com a pele para evitar queimaduras (caso a pele comece a apresentar uma vermelhidão com o gelo, isso é um sinal de que ela está começando a queimar), o quente em excesso também trará um vermelhidão para a pele.
Abaixo um resumo para facilitar.
FRIO
• Cubos de gelo- Colocar dentro de uma sacola plástica, envolver em uma toalha e colocar sobre o local por 15 à 30 minutos.
• Bolsa de gel- Envolver em uma toalha e colocar sobre o local por 15 à 30 minutos.
QUENTE
•Calor úmido- deixar a água quente cair durante o banho no local da dor (pelo tempo que permanecer no chuveiro).
•Bolsa térmica (líquida ou gel)- Envolver em uma toalha ou colocar por cima da roupa e deixar de 15 à 20 minutos, ou até esfriar (se após os 20 minutos ainda estiver muito quente, não permanecer mais tempo; pode-se também observar a coloração e aspecto da pele).
•Bolsa térmica elétrica- Envolver em uma toalha ou colocar por cima da roupa e deixar de 15 à 20 minutos. Pode ir regulando a temperatura, mas, cuidado para não se queimar.


Foto: 6

Foto: 7
OBS.: 1- Cuidado para não se queimar durante esses procedimentos, principalmente com o gelo, pois ele anestesia o local e gera uma perda de sensibilidade. Portanto, mantenha-se atento ao tempo determinado do quente e do frio.
2- Evite movimentar o local onde foi colocado o gelo assim que retirá-lo (espere o efeito do gelo passar- 15 à 30 minutos), pois, como ele anestesia o local, gera uma falsa sensação de melhora e com isso, forçamos a musculatura e aumentamos a lesão, assim, quando o efeito do gelo passar, a dor será maior que antes de colocá-lo e aquela pequena lesão terá aumentado, assim nunca irá se curar, virando uma dor crônica.
Você sabia disso? Conhece alguém que tem essa dúvida sempre? Envie esse texto para quem você conhece que nunca sabe se coloca o gelo ou uma bolsa quente e consultem toda vez que a dúvida bater.
Deixe seu comentário sobre o texto aqui em baixo.
OBS.: As fotos 3 à 7 foram retiradas do google imagem.
DRA. NATHÁLIA CASTRO
FISIOTERAPEUTA
CREFITO 4/ 240177- F
TELEFONE PARA CONTATO
📲 (31) 99525-6428
Instagram: @nestudiodepilates
O N Estúdio de Pilates fica localizado na Av. Governador Valadares, 583- Centro Betim/Mg. Venha conhecer o nosso espaço e aprender mais sobre você.
Os posts estão excelentes!!! Informações profundamente necessárias para o nosso autoconhecimento, autocuidado, e assim, cada vez mais melhorar nossa qualidade de vida. ❤️❤️