Ciclos da Mulher e o Exercício Físico
- natyfisio2015
- 8 de out.
- 3 min de leitura
Betim, 08 Outubro de 2025

Você MULHER já sentiu diminuição de força, fadiga muscular logo ao início do treino e desânimo de uma semana pra outra? Já se comparou com um homem e não consegue entender o por que o treino dele segue aumentando normalmente enquanto o seu não?
Já se fez essa pergunta alguma vez?
Existem alterações fisiológicas mensais no corpo feminino, mais precisamente no útero de mulheres que já entraram na puberdade. O ciclo menstrual é regulado por hormônios para a liberação do óvulo, pode ser regular ou irregular e tem duração média de 28 dias, podendo variar entre 23 e 35 dias.
Os ciclos da mulher são divididos em 4 (é como se fossem 4 mulheres diferentes dentro de um mês), sendo eles:
1️⃣ Menstruação- Sangramento pela descamação do endométrio. Ocorre de 3 a 7 dias. Pode gerar cólica, dor/peso nas pernas e lombar, cansaço.
2️⃣ Folicular- Regeneração do endométrio. Por volta de 6 a 8 dias.
O corpo está em sua melhor forma.
3️⃣ Ovulação- Ocorre a liberação do óvulo (fase mais curta- por volta de 1 dia e meio). O corpo ainda se encontra em boa forma, ficamos mais sociáveis e "tagarelas".
4️⃣ Lútea- Ha um desprendimento do revestimento do útero. Fase mais longa das 4, ela dura em torno de 12 à 16 dias. O corpo fica inchado (normalmente peitos, abdômen e coxas), mais lento e "preguiçoso".
O sangramento menstrual costuma durar entre 4 a 8 dias e a perda de sangue varia entre 6ml e 75ml, destes por volta de 70% normalmente são liberados nos dois primeiros dias e os 30% divididos nos dias restantes.
Percebe como a mulher passa por grandes alterações hormonais de uma semana para outra?
A boa notícia é que podemos adaptar o treino de acordo com as fases do ciclo.

1️⃣ Menstruação- É recomendado fazer um treino regenerativo como alongamentos, caminhadas ou treinos mais leves de yoga ou pilates.
Reduzir a intensidade ou volume de seus treinos é o principal a se fazer nesta fase.
2️⃣ Folicular- Há um aumento da energia e da libido. A fase para pegar pesado nos treinos é essa, pois ocorre uma melhora da força muscular, resistência e aumento da sensação de bem-estar.
3️⃣ Ovulação- Começamos a diminuir a intensidade dos treinos nesta fase. É como se fosse um período de transição para a fase Lútea.
4️⃣ Lútea- É a maior fase e a mais desafiadora, porque para treinar no período pré-menstrual precisamos de muita motivação devido a diminuição do desempenho, resistência, os níveis de energia ficam baixos e podem já surgir dores e desconfortos. O pilates pode ser um aliado nesta fase.

Mas como eu sempre digo, o mais importante é ouvir o seu corpo e fazer o que funciona melhor naquele momento.
Percebe como dentro de qualquer exercício físico não se pode/deve ser cobrado da mesma forma para homens e mulheres?
Que tal a partir de agora você começar a ter mais paciência, cuidado e respeito com o seu corpo durante os treinos?
Encaminhe esse texto para alguma mulher que você acredita precisar dessas informações e ajude-a a compreender melhor o seu próprio corpo e a respeitar mais cada fase do seu ciclo menstrual.
Esse texto te ajudou? Você fazia ideia que existiam essas diferenças?
Comente aqui em baixo.
DRA. NATHÁLIA CASTRO
FISIOTERAPEUTA
CREFITO 4/ 240177- F
TELEFONE PARA CONTATO
📲 (31) 99525-6428
Email: estudiodepilatesnathaliacastro@gmail.com
SITE: www.nestudiodepilates.com
Instagram: @nestudiodepilates
O Estúdio de Pilates Nathália Castro fica localizado na Av. Governador Valadares, 583- Centro Betim/Mg. Venha conhecer o nosso espaço e aprender mais sobre você.



Comentários